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A Metodologia da Compreensão Existencial
O Colégio Regina Pacis constrói sua identidade educacional tendo como referencial teórico-metodológico a Metodologia da Compreensão Existencial-MCE-, que é estruturada por meio das bases conceituais da filosofia fenomenológica, da psicologia humanista e da psicologia da percepção e da forma.
Tem como premissa que o desenvolvimento pleno do sujeito se dá por meio da interação complexa entre as três instâncias que compõem a mente: a cognição-C-, a sensibilidade-S- e a ação-A.
Assim, essa unidade se constitui uma espiral hermenêutica, ou seja, um sistema aberto de interação complexa, que potencializa a química dos significados da ação pedagógica.
Postula-se então que o saber compreensivo se constrói por meio da interação entre os conteúdos cognitivos, os elementos da intuição e sensibilidade e a atividade do sujeito na situação de aprendizagem.
A Metodologia da Compreensão Existencial propõe um conjunto de dez psicomovimentos para formação do professor(a) para que ele(a) assuma uma prática pedagógica compreensiva que favoreça a construção da autonomia social, moral e intelectual do educando, no convívio com as diferenças.
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