clock-icon

SOCIEDADE INCLUSIVA

O Colégio

Histórico

A história do Colégio Regina Pacis tem seu início no ano de 1970, quando a então aluna do curso de pedagogia da UFC, Maria Adiléa Farias Lima, decide fundar na cidade de Fortaleza uma escola que tivesse na sua prática diária o respeito pelos princípios da diversidade humana, recebendo o nome de Escola Mirim. Seu nome foi escolhido como homenagem ao Curso Mirim do Departamento de Matemática da UFC. A professora Adiléa freqüentou este curso com o objetivo de melhorar seu desempenho no conhecimento desta área e a melhor forma de demonstrar sua satisfação foi através deste gesto concreto.

No final da década de 80, alguns alunos de necessidades educativas especiais que haviam terminado a 4ª série do Ensino Fundamental não encontram em Fortaleza uma escola que pudesse recebê-los para que eles continuassem os estudos regulares, uma vez que a Escola Mirim apenas oferecia escolaridade até a 4ª série. Com a iniciativa dos pais dos alunos e da direção da Escola, a Escola Mirim passou a proporcionar a esses alunos a possibilidade de continuar o Ensino Fundamental através de um projeto com aulas em sistema de TV, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Além do referido avanço que a Escola construiu, mais uma tentativa de expansão foi iniciada em 1991 com uma sociedade com o dono dos prédios que sediava a Escola Mirim. Infelizmente uma forte crise financeira desestabilizou seu potencial financeiro e a Escola Mirim perdeu seu espaço onde já havia se firmado perante a comunidade. Em 1994, teve que mudar-se para o bairro Vila União; a Rua Tianguá, 528. Neste sofrido processo de reconstrução, tem se mantido firme a proposta de Educação Inclusiva. Com a mudança para o novo bairro, um novo nome fantasia foi dado, passando a chamar-se Instituto Pedagógico Regina Pacis.

Em 1999 iniciou-se uma parceria com o IFCE através de suas atividades de Extensão. Nossos alunos de 5ª a 8ª séries do ensino Fundamental recebiam nas manhãs de sábado, aulas de Informática, Artes Plásticas, Teatro, Música e Educação Física. Sem conseguir permanecer no mercado educacional de Fortaleza, a Escola Mirim deixou seu legado de 30 anos de um trabalho em prol da inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais na escola comum, finalizando seus trabalhos no final do ano de 2000.

Para manter vivo o ideal iniciado pela agora Professora Mestra Maria Adilea Farias Lima, direção e colegiado acordaram que já era tempo de propor uma nova modalidade administrativa, para que esta proposta educativa pudesse ter continuidade. Para tanto foi estudado o Sistema de Cooperativas Educacionais e este modelo foi escolhido para nortear nossa estrutura organizacional. A partir de 2001, foi fundada a Cooperativa de Trabalho Educacional Regina Pacis (Regina Pacis, expressão Latina que significa Rainha da Paz), entidade que pudesse atuar na educação no estado do Ceará proporcionando às crianças, jovens e adultos a possibilidade de crescimento intelectual, social e afetivo numa dimensão inclusiva.